A Gestão do conhecimento no contexto da ISO 9001 2015

Gestão do Conhecimento
Qualquer empresa para ter sucesso em mercados competitivos depende do conhecimento de seus profissionais; ocorre, que cada dia mais, profissionais deixam suas empresas em busca de melhores oportunidades e, levam com eles, parte do patrimônio da empresa que é justamente o conhecimento gerado através da experiência adquirida no desenvolvimento de suas atividades e participação em programas de treinamentos. A Gestão do Conhecimento tem a finalidade de gerenciar e manter o conhecimento dentro das empresas.
As empresas líderes de mercado, estão percebendo que precisam reter este importante patrimônio. Em função disto, a SGQ desenvolveu um programa de Gestão de Conhecimento que visa:
    a) Conhecer os conhecimentos necessários para que a empresa seja líder no mercado em que atua;
    b) Avaliar quais profissionais da empresa necessitam destes conhecimentos para desenvolver suas atividades;
    c) Criar programas que permitam que o conhecimento seja difundido na organização;
    d) Monitorar constantemente a necessidade de novos conhecimentos e quais profissionais devem se apropriar dos mesmos.
A ISO 9001-2015 acertadamente, e em linha com esta necessidade, estabelece que as empresas que desejam a certificação em conformidade com a norma, precisam determinar o conhecimento necessário para a operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços, mantendo-o disponível na extensão necessária. A norma ainda requer que, ao abordar necessidades e tendências de mudanças, as empresas devem considerar o conhecimento existente no momento e determinar, se necessário, como adquirir ou acessar conhecimento adicional para que as mudanças pretendidas sejam bem-sucedidas.

Nosso programa de Gestão do Conhecimento pode ser implementado de forma isolada ou em conjunto com outros projetos, como sistemas de gestão certificáveis como as ISOs.